Quando se trata de relaxamento e cuidados pessoais, é comum ouvir falar em termos como SPA, banheira ou ofurô. No entanto, muitas pessoas podem ficar confusas sobre as diferenças entre esses equipamentos e como eles se comparam. Neste artigo, vamos ajudar você a entender qual pode ser a melhor opção para suas necessidades de bem-estar e relaxamento.

Banheira: Um banho relaxante e luxuoso
Basicamente, as banheiras são intimistas e geralmente ficam localizadas no banheiro, pois seu principal objetivo é proporcionar um banho relaxante. Nesse sentido, você deve descartar a água depois de cada banho, e também por este motivo, geralmente elas têm capacidade para no máximo 2 pessoas. Existem vários tamanhos, formas e estilos. E podem possuir, ou não, jatos de hidromassagem.
Como você descarta a água após o banho, da próxima vez que você for usar, precisará enchê-la novamente. Em segundo lugar, para colocar água na sua banheira, você precisará ter um ponto de entrada de água quente em casa. E mesmo que você compre o modelo de banheira com aquecedor, é altamente recomendável que você tenha a entrada de água quente na sua casa.
Porém se você for depender do aquecedor para que a temperatura esteja ideal pode ser necessário algumas horas para que isso aconteça, independente da marca de banheira que você escolha. Em suma, o ideal é que o aquecedor seja usado somente para você manter a água aquecida durante o banho.

SPA: Um refúgio de bem-estar
Já quando nos referimos a um SPA, em contrapartida, estamos falando de um equipamento que está pronto para ser utilizado por você a qualquer momento. Seu uso é semelhante a uma piscina: você não descarta a água após o uso. Por este motivo, os SPAs possuem filtro para purificar a água. Como a água se mantém dentro do SPA mesmo sem uso, é possível configurar a temperatura através do aquecedor. Dessa forma a água já estará pronta e quentinha quando você for usar.
Utilizado geralmente como um complemento da piscina, o SPA geralmente é instalado na área externa da casa. Recomenda-se o uso de coberturas térmicas para evitar o acúmulo de sujeiras na água e a perda de temperatura para o ambiente.
Além disso, como são geralmente maiores que as banheiras, os SPAs (dependendo do modelo e da marca) possuem também mais acessórios. Sua função é complementar a experiência da hidromassagem, como diferentes tipos de jatos de hidromassagem, automações, som, conexões Bluetooth, etc.
Se você ainda está em dúvida entre SPA, banheira ou ofurô, continue lendo este artigo.

Ofurô: Uma Tradição Japonesa de Relaxamento
O ofurô é uma banheira de imersão de origem japonesa, caracterizada por sua forma profunda e design minimalista. Tradicionalmente, o ofurô é usado para rituais de purificação e relaxamento no Japão, onde a imersão em água quente é considerada uma prática terapêutica. A princípio são frequentemente feitos de madeira, como cedro ou hinoki, que é valorizada por suas propriedades aromáticas.
O banho em ofurô também é conhecido por utilizar os benefícios da água quente associados a produtos como sais de banho e óleos essenciais. Senso assim, o uso destes produtos também pode feito em banheiras de imersão, mas recomendamos cuidado ao usá-los em banheiras de hidromassagem. Pois as partículas de produtos podem afetar o rendimento de bombas e sistemas de filtração.

Escolhendo entre SPA, Banheira ou Ofurô
Agora que você conhece as diferenças entre SPA, banheira e ofurô, pode tomar uma decisão mais clara sobre qual equipamento atende melhor às suas necessidades. Se você está procurando uma experiência de relaxamento completa em casa, um SPA pode ser a escolha ideal. Mas se preferir um equipamento mais intimista para banho diário, uma banheira de hidromassagem é uma ótima opção.
Se quer aproveitar banhos aromáticos e sais diversos, aposte no ofurô. Independentemente do equipamento que você escolher, investir em um banho relaxante pode trazer inúmeros benefícios para sua saúde e proporcionar momentos únicos de relaxamento.
Elaborado por Jacuzzi ®